Inovação com soluções completas em automação - Encontre-nos no Mapa

  • Distribuidor Autorizado

    Parceiros Internacionais

  • Desde

    1996

Fale com a Gente

+55 43 3305-2500

Sem dúvida, há muitas coisas que pequenas empresas precisam saber sobre automação industrial, já que esse é um fator-chave para a produtividade e padronização de processos, independentemente do porte da empresa. Para saber todos os detalhes sobre este assunto e alavancar seus resultados, confira nosso post.

Afinal, o que as pequenas empresas precisam saber sobre automação industrial?

1 – Ganho em produtividade

Pequenos empresários geralmente pensam que os processos de automação são destinados apenas às grandes indústrias. Nada disso. As soluções que favorecem ganhos de produtividade são necessárias em todas as empresas, incluindo as de pequeno porte.

O processo de automação é flexível, atendendo necessidades específicas de cada ramo de atividade. Inclusive, ele abrange comércio, bancos, escritórios etc.

2 – Identificação de pontos críticos

Toda empresa pequena possui os chamados pontos críticos que afetam a produtividade, qualidade de produtos e processos, emprego dos recursos e demais questões.

Ao fazer a automação, uma das primeiras etapas é identificar esses pontos críticos e corrigi-los, trazendo benefícios imediatos para a lucratividade.

3 – Modernização

Entre as coisas que pequenas empresas precisam saber sobre automação industrial, a modernização e atualização tecnológica é uma das principais, já que para se manter competitivo no mercado, é preciso estar sempre à frente dos concorrentes.

Por mais que a empresa seja simples, ela necessita de constante inovação e aprimoramento, proporcionando os melhores resultados de maneira contínua.

4 – Redução de custos

A eficácia da automação industrial permite um ganho significativo aos empresários devido à otimização dos recursos e redução dos custos relacionados a matéria-prima, mão de obra, processos, depreciação de maquinário etc.

Nas pequenas empresas esse controle dos custos se faz ainda mais necessário, já que somados, eles impactam bastante no percentual dos lucros.

5 – Aumento da qualidade

Sobre as coisas que pequenas empresas precisam saber sobre automação industrial, outra delas é o aumento da qualidade tanto de produtos quanto de serviços. Esse resultado qualitativo é possível graças à alta padronização dos processos e aplicação de soluções inteligentes.

6 – Maior segurança

Um dos aspectos mais relevantes quanto ao investimento em automação industrial nas pequenas empresas é o aumento da segurança oferecida aos colaboradores, diminuindo o risco de acidentes e/ou falhas humanas. Esse fator contribui ainda mais para a qualidade do processo e favorece a motivação dos funcionários.

7 – Investimento acessível

O investimento em automação, sobretudo nas pequenas empresas, é bastante acessível, tornando possível que em pouco tempo os empresários obtenham o retorno do investimento e já comecem a ver os resultados positivos na prática.

Vantagens da automação industrial nas pequenas empresas

Além dos fatores acima, há outras vantagens da automação industrial em pequenas empresas. São elas:

Redução do tempo de produção

A automação permite que o tempo empregado na produção seja menor, evitando custos excessivos com horas extras, energia elétrica etc.

Diminuição do número de colaboradores

Uma empresa automatizada pode trabalhar com um quadro enxuto de colaboradores, reduzindo os custos oriundos de salários, encargos sociais, vale transporte e demais benefícios.

Maior volume de produção

A automação industrial é a melhor solução para ampliar a capacidade produtiva das pequenas empresas por meio de um investimento planejado e acessível, aumentando naturalmente o número de clientes.

Mensuração e controle de processos

A automação permite a mensuração e controle exato dos processos, facilitando a identificação de falhas que estejam prejudicando a produção e o processo.

Para obter todas essas vantagens é fundamental contar com uma consultoria especializada em automação industrial, pois esses profissionais apresentam soluções sob medida de acordo com o porte e ramo de atividade da empresa.

Depois de analisar essas coisas que pequenas empresas precisam saber sobre automação industrial está na hora de dar o primeiro passo para o aumento da lucratividade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *