Inovação com soluções completas em automação - Encontre-nos no Mapa

  • Distribuidor Autorizado

    Parceiros Internacionais

  • Desde

    1996

Fale com a Gente

+55 43 3305-2500

3 diferenças entre manufatura enxuta e manufatura ágil

1 – Configuração da produção

Na manufatura enxuta, a configuração da produção é bastante dependente dos funcionários para a elaboração física de uma peça ou grupo de peças, sendo necessário que essas peças passem pelas mãos de diversos empregados na linha de montagem.

Por outro lado, a manufatura ágil, pelo fato de contar com um sistema de automação como principal estratégia para configuração da produção, possui número reduzido de funcionários.

Esses poucos empregados presentes na linha de produção trabalham nos ajustes ou reparos das máquinas robóticas. Ou seja, não criam produtos fisicamente. Esse fator faz com que a manufatura ágil seja mais eficaz e apresente menores custos com mão de obra.

2 – Níveis de estoque

Outra diferença entre manufatura enxuta e manufatura ágil está relacionada aos níveis de estoque.

Na manufatura enxuta é necessário ter uma grande quantidade de peças pequenas e componentes, fazendo com que a empresa tenha um estoque alto.

Já no caso da manufatura ágil, ela depende da construção modular de uma peça. Isso significa que os produtos passam por um processo de normalização, favorecendo a redução do estoque.

3 – Personalização dos produtos

Na manufatura enxuta, para que a mínima parte de um produto seja alterado é necessário um projeto de redesenho nas partes externas e internas assim como a geração de novos protótipos para verificação da funcionalidade. Tudo isso obviamente demanda muito tempo (e dinheiro).

Neste caso, a diferença entre manufatura enxuta e manufatura ágil é que esta última possibilita rápidas alterações na estrutura do produto sem comprometer as atividades na linha de produção e principalmente sem gerar custos elevados para a empresa.

Além disso, essa rápida personalização faz com que os produtos sejam mais competitivos e superiores em qualidade, garantindo muitas vantagens frente aos concorrentes.

Ainda que a manufatura enxuta tenha como objetivo uma produção balanceada e nivelada para a redução de desperdícios, ela pode ser considerada ultrapassada, já que a manufatura ágil é aquela que melhor atende às demandas do mercado, prezando pela rapidez, personalização e otimização de recursos.

Por que sua empresa deve considerar a aplicação da manufatura ágil?

Além de saber a diferença entre manufatura enxuta e manufatura ágil é preciso que todo empreendedor saiba a importância de considerar a aplicação do modelo ágil. Por quê?

De acordo com os especialistas na área, no prazo de 10 a 15 anos a manufatura ágil irá se transformar na maneira comum de se produzir qualquer tipo de produto. Isso significa que as empresas que não se adaptarem a essa nova configuração da produção correm sérios riscos de fecharem as portas;

A aplicação da manufatura ágil favorece a integração em tempo real da produção e demais áreas da empresa, tais como financeiro, compras, vendas etc.);

Já para os próximos anos as indústrias terão de se adaptar a uma série de recursos tecnológicos para manterem-se competitivas em um mercado cada vez mais dinâmico. A chamada interação homem-máquina produtiva somente é possível com uma configuração de manufatura ágil, valorizando os recursos proporcionados pelos sistemas de automação. Depois de entender a diferença entre manufatura enxuta e manufatura ágil, é importante que o empresário faça um planejamento quanto a essa inevitável transição, tendo como foco a competitividade dos produtos, constante inovação, redução de custos e agilidade em todos os processos industriais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *