Inovação com soluções completas em automação - Encontre-nos no Mapa

  • Distribuidor Autorizado

    GRANDES MARCAS

  • Desde

    1996

Fale com a Gente

+55 43 3305-2500

O Sistema Hidráulico consiste basicamente em gerar movimento ou força através da pressurização de um fluído, esse sistema funciona enviando óleo sob pressão para o cilindro para que ele atue. Ao agir, o Cilindro pode movimentar grandes cargas, seja empurrando ou puxando-as, ou para qualquer outra aplicação onde seja necessária uma grande aplicação de força.  Ambas forças produzidas pelo sistema hidráulico podem ser utilizadas para gerando força e velocidade com exatidão.

Esse sistema é utilizado em vários tipos de maquinários e equipamentos pesados. Como elevadores, tratores, colheitadeiras, macacos hidráulicos, portões em navios, aviões, guindastes, escavadoras. E em outros equipamentos e máquinas utilizados na construção, agricultura, indústria naval e em trabalhos pesados por possuírem maior precisão, potência e versatilidade.

Etapas do sistema hidráulico

1 – A bomba hidráulica é acionada por um motor elétrico. Logo após, a bomba hidráulica gera a vazão de óleo necessária para o cilindro funcionar.

2 – Quando o cilindro atua, o óleo é devolvido ao tanque de óleo através do tubo.

3 – O óleo é filtrado pelo Filtro de Óleo. Este é instalado na linha de pressão ou na linha de retorno para remover a sujeira que pode estar fluindo para o tubo. Isso evita falhas ou perdas de pressão no sistema hidráulico.

4 – A válvula direcional controla o movimento do cilindro, ou seja, esta válvula faz com que o cilindro se expanda ou contraia.

Óleo utilizado no sistema hidráulico

Geralmente o fluído utilizado no sistema hidráulico é óleo hidráulico mineral, e quando a sistema direciona o óleo para dentro da câmara do pistão, do lado da tampa, o pistão é levantado, e quando o óleo é direcionado para o outro lado, o pistão é empurrado para baixo. É dessa maneira que o sistema hidráulico funciona gerando força através desse fluido sem que haja redução de volume.

Vale frisar que cargas mais pesadas podem ser levantadas facilmente por uma força relativamente menor, basta que sejam utilizados pistões de diferentes áreas de superfície para gerar a multiplicação de força.

Gostaria de mais informações ou automatizar seus processos? A Tectrol fornece soluções na área de automação industrial por meio de projetos, produtos e serviços de alta qualidade. Contate-nos: https://linktr.ee/Tectrol

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0