Inovação com soluções completas em automação - Encontre-nos no Mapa

  • Distribuidor Autorizado

    GRANDES MARCAS

  • Desde

    1996

Fale com a Gente

+55 43 3305-2500

Todos os componentes do sistema hidráulico são essenciais e precisam estar em boas condições para que o equipamento funcione corretamente. Da mesma forma, precisam trabalhar em sintonia para que isso aconteça.

PRINCIPAIS COMPONENTES DO SISTEMA HIDRÁULICO

  • Alimentação: Motor elétrico

O Motor Elétrico é o dispositivo responsável por acionar a bomba hidráulica. Está disponível em versões com deslocamento fixo ou variável. Sendo assim, cada tipo de motor atende um tipo de aplicação.

  • Geração: Bomba hidráulica

A bomba é o coração do sistema hidráulico. Sendo assim, atua transformando a energia mecânica em energia hidráulica. Faz isso através do movimento de uma engrenagem, palheta ou pistão. A bomba tem como função gerar o fluxo do óleo responsável por fazer o equipamento funcionar. Ou seja, a bomba é responsável por enviar o óleo que movimenta os atuadores.

Existem 3 tipos de bombas hidráulicas: engrenagem, palheta e pistão. Da mesma forma, cada um desses tipos conta com uma série de subtipos e configurações diferentes.

  • Controle: Válvulas

A Válvula Hidráulica tem como função regular, direcionar e controlar o fluxo e a pressão do fluido hidráulico. Em resumo, ela atua através da abertura, fechamento ou obstrução parcial da passagem desse fluido. 

As válvulas podem ser posicionadas em diferentes pontos do sistema, de acordo com as necessidades. Além disso, existem diversos tipos de válvulas hidráulicas, cada uma com uma função específica.

  • Filtração: Filtros

Os filtros hidráulicos são responsáveis por evitar a contaminação do óleo no sistema. Com toda a certeza, eles são itens fundamentais. Afinal, aproximadamente 80% das falhas em sistemas hidráulicos são causadas justamente pela contaminação do fluido.

Por isso, é fundamental escolher filtros de qualidade. Além disso, é preciso observá-los com atenção durante a manutenção preventiva.

Além dos filtros, os elementos filtrantes também merecem destaque. Os elementos são os itens que ficam instalados no interior do filtro. Ou seja, são os itens que de fato filtram o óleo. Podem ser de dois tipos: elemento filtrante de profundidade e elemento filtrante de superfície.

  • Atuação: Cilindros

Os cilindros hidráulicos são os atuadores responsáveis por converter a energia hidráulica em energia mecânica. Assim sendo, o cilindro atua a partir do óleo hidráulico que é bombeado do reservatório pela bomba. Esse óleo chega ao cilindro nos momentos e parâmetros adequados graças ao trabalho das válvulas.

Certamente, o cilindro é um dos componentes mais exigidos no sistema. Por isso, merece atenção especial durante a manutenção. De fato, devido ao seu uso contínuo, o cilindro está sempre sujeito a desgastes.

Gostaria de mais informações ou automatizar seus processos? A Tectrol fornece soluções na área de automação industrial por meio de projetos, produtos e serviços de alta qualidade. Contate-nos: https://linktr.ee/Tectrol

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0